14,15,21,22,28 e 29/10 – Curso ESA Guarulhos – Oficina de Oratória Forense

14,15,21,22,28 e 29/10 – Curso ESA Guarulhos – Oficina de Oratória Forense

Data e Horário: 14,15,21,22,28 e 29 de Outubro de 2019 (segundas e terças-feiras) – Das 09h às 12h.

Quantidade de vagas: 35 alunos

Forma De Matricula: Inscrições no Núcleo ESA/Guarulhos – Rua Ipê, 185 –  Jd. Guarulhos (OAB/GUARULHOS próximo ao Fórum Cível).

A Quem Se Destina: Advogados em dia com a anuidade da OAB/SP, Estagiários, Bacharéis em Direito, Estudantes de Direito e Outras Áreas Afins.

Data Inicio Curso: 14/10/2019

Data Fim Curso: 29/10/2019 ou até o preenchimentos das vagas.

Data Encerrar Inscrições do Curso: Até  o dia 09 de Outubro/2019  ou até o preenchimento das  vagas.

Valor do curso: R$ 250,00 – duzentos e cinquenta reais (parcelamos em até 02 vezes)

Condições de Pagamento: Dinheiro ou Cheque.

Carga Horária: 18 horas

Objetivo Geral: Preparar o advogado para enfrentar a expressiva quantidade de demandas exigidas pelo Poder Judiciário (audiências, sustentações orais, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc) fornecendo estratégias e técnicas modernas para possibilitar a comunicação eficaz.

Fornecer também outras estratégias para o advogado se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociações, apresentações de serviços, tribunal do júri etc.

Conteúdo Programático (títulos e discriminação de unidades e subunidades ):

1- Unidade: Oratória Forense: Oratória Forense e Argumentação Jurídica; Comunicação Eficaz: ferramenta estratégica; Apontar as possíveis barreiras de comunicação; Apresentar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações (ordenação didática da fala) possibilitando maior objetividade, clareza, imagem de credibilidade, assertividade, autoconfiança, expressividade, desenvoltura, segurança e conhecimento; Tipologia dos Discursos Circunstanciais: despedida, encerramento de curso, apresentação, agradecimento, homenagem, entrega de prêmio, inauguração, fúnebre, gastronômico e sustentação oral; Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar; Apresentar orientações para falar com desembaraço e sem constrangimento melhorando a postura e a gesticulação; Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição.

2 – Unidade: Aspectos comunicacionais envolvidos. Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar;

Apresentar orientações para falar com desembaraço e sem constrangimento; Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição.

3 – Unidade: Voz e Corpo nas videoconferências; técnicas para estruturação e organização das ideias, frases e informações. Sustentação Oral, exames da OAB, Audiência e tribunal do Júri através da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC.

Aprimoramento da voz: adequação respiratória, relaxamento, postura, aquecimento e desaquecimento vocal, ressonância vocal, entonação, ênfase e inflexão. Impostação (colocação) vocal, intensidade e velocidade para audiências.

4 – Unidade: Expressão corporal e facial (gestos, sorrir e olhar). Comunicação Não Verbal. Análise da Linguagem Corporal e Gestos Universais. As Emoções e as Microexpressões Faciais. Como escaniar faces e ler expressões. Aprender a desvendar a linguagem corporal e micro expressões;

5 – Unidade: Aprimoramento da dicção: articulação dos sons da fala. Dicção e pronúncia correta das palavras.

Aprimoramento do vocabulário e escuta. Comunicação Não Violenta. Desenvolver escuta para os processos de mediação e conciliação. Empatia e comunicação.

6 – Unidade: Marketing Jurídico, Atendimento ao Cliente e Mídias Sociais. Desempenho Comunicacional para entrevistas nas mídias: televisiva, rádio, impressa, sociais (Instagram; Facebook; Linkedin; WhatsApp). Diretrizes da Netiqueta.

Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.

PROFESSORA: DRA. MARIA DO CARMO CARRASCO

Doutora e Mestre em Educação com ênfase em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP;

Especialista em Andragogia, Treinamento e Docência para Adultos pela UMC/1994 (didática e prática do ensino superior com embasamento e formação em Andragogia);

Aprimoramento e Formação em Meios Alternativos para Solução de Disputas [Mediação e Resolução de Conflitos] e Negociação pela AASP;

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial – CRF.ª 2-5037;

Docente da ESA/OAB-SP e Núcleos desde 2003 nas disciplinas de Comunicação e Oratória, Oratória Forense e Argumentação Jurídica, Metodologia de Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior e do Curso Tribunal do Júri no módulo Comunicação Eficaz para Tribunal do Júri;

Foi Palestrante do CEJUSC Jaú do tema: Comunicação Eficaz: ferramenta estratégica para as tarefas de mediação e conciliação – posturas e recursos;

CEO COP CONSULTORIA – Centro de Otimização P&P;

CEO FACE in FORMA – Academia de Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões;

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais;

Coordenação do Núcleo: Dr. Lincoln BIELA de Souza Vale JR

Obs.1: A Escola Superior de Advocacia – ESA/OABSP Núcleo Guarulhos poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo Guarulhos Todos os direitos reservados.

Inscrição de Eventos OAB Guarulhos.

Compartilhe este artigo: