No momento, você está visualizando  29/01 – Dia Nacional da Visibilidade Trans

 29/01 – Dia Nacional da Visibilidade Trans

Neste Dia Nacional da Visibilidade Trans, a OAB Guarulhos, por sua Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade e respeito às diversidades de gênero e orientações sexuais.

É imperativo reconhecer a importância deste dia para celebrar, amplificar e empoderar as vozes das pessoas trans.

Acreditando que a melhor forma de combater preconceitos é a educação, sempre é importante lembrar: o termo TRANS, abreviação de TRANSGÊNERO, é um guarda-chuva para diversas variações de identidade de gênero, cujo ponto em comum é a inadequação entre a identidade de gênero e o sexo de nascimento. São mulheres e homens trans, travestis, entre outras expressões.

Lembrando que o sexo biológico é formado por características genéticas, hormonais, anatômicas e fisiológicas sobre as quais se classifica um indivíduo ao nascer. Identidade de gênero é a percepção íntima e profunda que cada indivíduo tem sobre si e o gênero ao qual sente pertencer, que pode ou não corresponder ao sexo biológico.

A advocacia, guardiã dos direitos e valores fundamentais, destaca a necessidade de combater a discriminação e garantir plena inclusão em todos os âmbitos da sociedade.

Enaltecemos os avanços conquistados na luta pelos direitos das pessoas Trans, no entanto, instamos a sociedade a refletir sobre o papel de cada um na construção de um ambiente mais seguro, justo e acolhedor, livre de preconceitos e estigmas.

Muito há para se conquistar quanto ao reconhecimento das identidades, do respeito aos corpos e auto-determinação; de direitos que vão do nome à saúde, escolarização, trabalho, família, segurança, vida, felicidade etc.

A população Trans é extremamente vulnerável a mortes prematuras e violentas, em sua maior parte, recheadas de características ligadas a crimes de ódio, fruto da transfobia e da falta de políticas públicas estruturadas.

Que este Dia da Visibilidade Trans seja um momento de reflexão e ação, inspirando a busca contínua por uma sociedade que respeita e celebra a diversidade da vida em todas as suas formas.