No momento, você está visualizando Pré-Conferência Municipal LGBTQIA+ reúne lideranças e debate propostas para a 3ª Conferência de Guarulhos

Pré-Conferência Municipal LGBTQIA+ reúne lideranças e debate propostas para a 3ª Conferência de Guarulhos

Pré-Conferência Municipal LGBTQIA+ reúne lideranças e debate propostas para a 3ª Conferência de Guarulhos No dia 16 de abril de 2025, das 13h às 17h, foi realizada na sede da Subsecretaria de Políticas para a Diversidade (SPD), localizada na Av. Maués, 170 – Bom Clima, a Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Guarulhos. A atividade antecede a 3ª Conferência Municipal LGBTQIA+, agendada para o dia 17 de maio de 2025, na Universidade São Judas Tadeu – Unidade Guarulhos, e teve como objetivo promover o engajamento da sociedade civil e preparar os participantes para os debates dos eixos temáticos que integrarão o evento oficial. A recepção foi conduzida pelo Subsecretário de Políticas da Diversidade, Douglas Cardoso, que destacou a importância do espaço de escuta e articulação coletiva em prol das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+ do município. Durante o evento, os quatro eixos temáticos da Conferência foram abordados por representantes das instituições e da sociedade civil.

O Eixo 1 – Enfrentamento à violência LGBTQIA+ teve como destaque a contribuição da coordenadora da Nossa Casa Artes e Terapia, Camila Bittencourt, que compartilhou experiências sobre enfrentamento à violência e ressaltou a importância da economia criativa como instrumento de autonomia e dignidade. O Eixo 2 – Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+ foi discutido pelo Subsecretário Douglas Cardoso, que trouxe reflexões sobre os desafios da empregabilidade da população LGBTQIA+ no município de Guarulhos e a urgência de medidas concretas que assegurem inclusão produtiva e oportunidades de capacitação.

No Eixo 3 – Interseccionalidade e Internacionalização, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Guarulhos, Zadoque Cardoso, apresentou a perspectiva da interseccionalidade como ferramenta para compreender as múltiplas formas de opressão vivenciadas pela população LGBTQIA+. Em sua fala, citou a autora Carla Akotirene ao destacar que “interseccionalidade não é a soma de opressões, mas a análise das estruturas que tentam nos silenciar”. A explanação foi acompanhada da participação de Yasmim Ricciardi, Presidente Estadual de Relações Institucionais da Juventude Socialista do PDT em São Paulo, que apresentou experiências de articulação internacional com os países do BRICS+ e destacou o papel do Brasil no fortalecimento das agendas globais voltadas à diversidade e aos direitos humanos.

Já o Eixo 4 – Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ foi abordado de maneira conjunta pelos representantes da OAB Guarulhos, da Subsecretaria de Políticas da Diversidade e da Câmara Municipal. Por se tratar da construção de diretrizes permanentes para a política LGBTQIA+ nos três níveis de governo, o debate reforçou a importância do alinhamento institucional para garantir a efetividade das ações públicas e a criação de estruturas contínuas de governança. A Pré-Conferência cumpriu um papel fundamental de mobilização e aprofundamento temático, oferecendo subsídios para a formulação de propostas que serão levadas à etapa municipal e, posteriormente, às conferências estadual e nacional.

A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Guarulhos convida todas, todos e todes a participarem da 3ª Conferência Municipal LGBTQIA+ de Guarulhos, que será realizada no dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 08h às 18h, na Universidade São Judas Tadeu – Unidade Guarulhos, situada na Rua do Rosário, 476 – Vila Camargos, Guarulhos/SP. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da OAB Guarulhos (www.oabguarulhos.org.br) ou diretamente no Sympla pelo link: 👉 https://www.sympla.com.br/evento/iii-conferencia-municipal-lgbt-de-guarulhos/2912355 Participe! Sua presença fortalece o debate, amplia vozes e constrói caminhos para uma Guarulhos mais justa, inclusiva e plural.