Você está visualizando atualmente 45 anos da OAB Guarulhos

45 anos da OAB Guarulhos

• Categoria do post:Notícias

Parabéns, Advocacia de Guarulhos!

Hoje é um dia mais que especial.
Celebramos mais um ano de existência da 57ª. Subseção da OAB Guarulhos.
Esta é a nossa casa, o nosso reduto de apoio e de frequência diária.
Mesmo diante da pandemia que assola todos os cantos do mundo, e que nos impôs o maior desafio de nossa geração, é certo que nos mantivemos em atividade frequente, cumprindo assim a risca o dever de sermos indispensáveis à administração da justiça, apoiando à Advocacia e defendendo a sociedade. Estamos atualmente com 6.526 inscritos, o que nos coloca, tirante a Capital, como sendo a quarta maior Subseção do Estado.
Nossa luta e batalha é diária e constante. Estamos em pleno exercício da 19ª. Diretoria, hoje composta por mim, Eduardo Ferrari, Presidente, Ivany Tavares, Vice-Presidente, Rodrigo Prates, Secretário Geral, Ana Paula Menezes Faustino, Secretária Geral Adjunta e Abner Vidal, Tesoureiro.
Nos antecederam outras 18 Diretorias, todas efetivas e grandiosamente laborativas, o que fez com que nos tornássemos a força Estadual que somos.
Cada uma das diretorias que conduziram nossa subseção, o fizeram com maestria, sempre em busca do melhor para a Advocacia Guarulhense.
A Subseção de Guarulhos comemora hoje 45 anos de existência.45 anos de combatividade e verdadeiro enfrentamento em defesa da sociedade e da Advocacia, cumprindo rigorosamente o que determina a Constituição Federal.
A Advocacia é a materialização da Constituição Federal, o garante da Constituição e o bastião da sociedade, não é por menos que somos indispensáveis à administração da justiça.
A criação da Subseção de Guarulhos se deu em 14 de setembro de 1976, entretanto, a movimentação para tanto começou muito antes, haja vista a necessidade premente de instalação da Subseção.
Antes da Subseção existia a Associação dos Advogados de Guarulhos que já era uma força motriz a fazer destacar a Advocacia Guarulhense no Estado.
Vinte e um abnegados Advogados, que integravam a Associação, decidiram, na data de 22/07/1976, após inúmeras reuniões, subscrever pedido de instalação da Subseção de Guarulhos junto ao Conselho Seccional, e assim o fizeram.
Nesta ocasião, esses valorosos colegas representavam 140 Advogados definitivos inscritos e 6 advogados provisoriamente inscritos, o que totalizava à época, 146 inscritos.
Aqui um parêntese, vejam como nossa Advocacia se tornou gigante ao longo dos anos!!!A título de colocar-lhes situados ao que ocorria no meio jurídico à época, destacamos que era Presidente do Conselho Seccional o Excelentíssimo Advogado Dr. CID VIEIRA DE SOUSA, e seu vice era o Excelentíssimo Advogado Dr. RAIMUNDO PASCOAL BARBOSA, mais tarde também presidente do Conselho Seccional.
O Conselho Federal era presidido pelo Excelentíssimo Dr. CAIO MARIO DA SILVA PEREIRA, e, nessa época, a sede do Conselho Federal não era em Brasília, era ainda na Capital do Estado do Rio de Janeiro.
O processo de homologação de criação de nossa subseção tramitou no Conselho Federal sob o número 1824, sendo que o Doutor FRANCISCO DE ASSIS SERRANO NEVES foi o relator com parecer favorável.
Assim, em 14 de setembro de 1976, há 45 anos, foi criada nossa valorosa 57ª. Subseção de Guarulhos.
O motivo de fazer esse breve relato histórico se deve ao fato de que é de suma importância valorizarmos nossa história, que é lançada no tempo com muito empenho, dedicação e seriedade, tal qual ocorre atualmente com a gestão atual, que tem a responsabilidade de observar e respeitar o passado, idealizando o melhor no presente para que sejamos cada vez maiores e mais representativos no futuro.
Parabenizo aqui todas e todos, Advogadas e Advogados, Estagiárias e Estagiários inscritos em nossa Subseção. Também, parabenizo cada um dos Presidentes e suas valorosas diretorias, consignando que, sem sombra de dúvidas, somos o que somos, fortes e liderança no Estado, em razão da contribuição vocacionada de cada uma das diretorias.
Parabenizo nossos colaboradores, que fazem toda a diferença e contribuem para o desenvolvimento da OAB Guarulhos.
A 57ª. Subseção de Guarulhos representa sem sombra de dúvidas a justiça estabelecida na Constituição Federal e contribui sobretudo para o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito.
Parabéns à Ordem do Advogados do Brasil 57ª. Subseção Guarulhos por seus 45 anos de existência, vida longa a nossa Advocacia.
Viva a OAB Guarulhos!!!

Por Eduardo Ferrari