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A educação no Brasil e os impactos do Coronavírus, por Meire Elaine Xavier da Costa

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A educação no Brasil e os impactos do Coronavírus, por Meire Elaine Xavier da Costa, Advogada, Vice Presidente da Comissão OAB VAI À ESCOLA:

Com o aumento no número de casos de coronavírus no Brasil, desde do dia 23/03/2020 iniciou gradativamente a suspensão de aulas das escolas públicas e particulares a fim de evitar aglomerações e deslocamentos. Segundo autoridades de saúde, uma das melhores formas de parar a transmissão de casos é ficar em isolamento social.

Os estabelecimentos de ensino têm adotado a educação à distância (EAD), com uso de computadores e atividades complementares, para dar continuidade à aprendizagem das crianças.

Essa ação tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública por conta do coronavírus. A adesão por parte das instituições é voluntária, afirma o MEC.

Os pontos positivos dessa suspensão de aulas na educação são:

– A implantação do EAD que é permitido em situações emergências;
– Criação de rotina;
– O exercício da disciplina para assistir as aulas;
– Independência da criança em estudar em uma plataforma virtual;
– Interação das crianças no mundo virtual;
– Flexibilidade de horário de aulas;
– Os pais estão em casa trabalhando em home Office que aproxima a familia;
– Adoção de novos hábitos familiares com a integração e desenvolvimento da criatividade para ocupação do tempo ocioso;
– Ocupação com atividades como leitura de livros, desenhos, música, quebra-cabeça, entre outros;

Os pontos negativos dessa suspensão de aulas na educação são:

– Nem todos têm acesso a internet;
– Convivência das crianças, que alternativamente pode ser por vídeo conferência;
– Dificuldade de concentração da aula em vídeo;
– Ausência de convivência social que serve de gatilho de ansiedade;
– A alimentação para as crianças de família de baixa renda que realiza as refeições nas escolas;
– Falta de preparação das escolas, pela ausência de recursos materiais e tecnológicos;
– Os pais trabalhando em home Office conflitam com a necessidade de assistência e tempo entre os deveres profissionais, doméstico e do conteúdo da educação.
– Na educação infantil e fundamental, do 1º ao 5º ano, dificuldade das crianças em trabalharem sozinhas.

Assim estamos diante de uma situação nunca antes vivida em nosso País, na verdade no mundo, essa nova realidade não só na educação mas como em todos os setores estão sendo readequadas para que cause o menor impacto possível.

Existem um alerta que essa situação dependendo da proliferação do vírus pode ser prorrogada por mais um tempo, o que será analisado pelas autoridades competentes.

Conheça os integrantes da comissão, venha integrar os trabalhos conosco:
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