O absorvente, embora não seja o artigo de higiene mais caro, ainda é um artigo de luxo para uma grande parte das mulheres no mundo. No Brasil, mais da metade da população é de mulheres e uma parcela delas, as que vivem em situação de carceragem, em situação de rua ou fazem parte das classes economicamente menos favorecidas, frequentemente têm que recorrer a qualquer outro material para fazer as vezes de absorvente.
O uso de materiais inadequados como sacolas plásticas, jornal, papel higiênico, pedaços de papelão e até miolo de pão para conter o sangramento, combinados ainda com a troca infrequente dos absorventes, por motivo de economia, pode causar infecções e trazer riscos para a saúde.
Durante todo o mês de junho, a OAB Guarulhos promove a Ação Social de Arrecadação de Absorventes. Essa campanha é conduzidapela Comissão da Mulher Advogada em parceria com a Comissão de Direitos Humanos Núcleo Especial de Direitos da Mulhere Combate à Violência contra a Mulher, sensíveis à “Pobreza Menstrual” – termo criado na França que se refere à falta de acesso aos produtos de higiene no período da menstruação.
Para doar, basta ir até os postos de arrecadação na Casa da Advocacia e Salas de Atendimento.
Estaremos aceitando todos os tipos de absorvente, qualquer quantidade e qualquer marca, são bem-vindos. Caso haja uma quantidade expressiva e o(a)(s) doador(a)(s), nãopossa(m) levar até os postos de arrecadação, agendaremos para a retirada.
Os produtos arrecadados serão doados para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Contamos com sua colaboração!