Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

MUDANÇA DO FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM GUARULHOS

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – 57ª SUBSEÇÃO GUARULHOS, vem a público apresentar REPÚDIO ao ato dos PODERES DO ESTADO que anteciparam o feriado da consciência negra em Guarulhos do dia 20 de novembro para o dia 18 de novembro.

A data é histórica a todos os movimentos negros de resistência existentes em nosso País, e, também, coincide com a data nacional que institui o Dia Nacional de Zumbi e da consciência negra.

Há a necessidade de trabalharmos constantemente para romper a cultura do racismo estrutural, ainda existente em alguns segmentos da sociedade. O dia 20 de novembro é um marco, pois, celebra o dia da consciência coletiva em prol de uma sociedade mais equilibrada e equânime.

Cabe aos Poderes do Estado preservar as datas comemorativas que exaltam eventos e personagens simbólicos, de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais, como o caso do dia da consciência negra. É necessário que os poderes constituídos respeitem a história, as diferenças e a luta da sociedade multiétnica, seja sob a ótica religiosa, social, econômica e educacional.

Por fim, a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – 57ª SUBSEÇÃO GUARULHOS e sua COMISSÃO DE IGUALDADE RACIAL se solidarizam com a Comunidade Negra de Guarulhos e repudiam veementemente qualquer ato que venha a atentar contra a memória, tradição e cultura negra em nossa cidade.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – 57ª SUBSEÇÃO GUARULHOS

COMISSÃO DE IGUALDADE RACIAL DA 57ª SUBSEÇÃO OAB GUARULHOS

Compartilhe este artigo: