Em 17 de maio de 2022 comemora-se mais um ano que marca o Dia Internacional contra a Homofobia. Esta data marca a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 1990.
Muitos avanços foram conquistados nesses 32 anos de lutas. Porém, ainda há muito a que se conquistar. A luta é diária e mundial. Ainda há 69 países que consideram ilegal ser homossexual, inclusive, imputando as pessoas LGBTs a pena de morte.
Nesse sentido, determinações como a do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019, arquivando a ação popular movida por um grupo de psicólogos que pedia a liberação da “cura gay”, garante o que já preconizava a resolução nº 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com a proibição da oferta de qualquer tipo de prática terapêutica que considere a homossexualidade como um “desvio”.
Mesmo com todo o avanço apontado, movimentos religiosos e conservadores pelo país afora seguem difundindo seus discursos de ódio e propagando informações falsas, reforçando preconceitos e alimentando seus seguidores, principalmente em redes sociais.
Portanto, neste dia 17 de maio devemos lembrar que a luta contra a homotransfobia é uma luta de todos, todas e todes.
- Comissão de Diversidade Sexual
#oab57guarulhos
#oabsempreatuante

