Você está visualizando atualmente Alerta: mensagens eletrônicas (e-mails) falsas em nome da OAB

Alerta: mensagens eletrônicas (e-mails) falsas em nome da OAB

A OAB Guarulhos reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome da entidade que contenham anexos, boletos, imagens, arquivos zipados ou executáveis.
Mensagens falsas, enviadas em nome de entidades, órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.
Estas mensagens cada dia mais criativas e sempre invocando “urgência” iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, no caso da Receita Federal, que “o CPF está cancelado ou pendente de regularização”, “afirmando que a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora”, ou “comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos” etc.
Em seguida estimulam o internauta a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados e senhas pessoais.
Veja como proceder perante estas mensagens:
1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da OAB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à OAB; e
3. Excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, entre em contato com a OAB.
Atenciosamente,
Antony Nelson Tauil Brito