Quem é responsável pelo seu sucesso?

Quem é responsável pelo seu sucesso?

Você já parou para pensar quantas vezes culpamos os outros por nossos fracassos? Com esse questionamento quero lembrá-lo que, por mais que fatores externos influenciem nosso desempenho, o sucesso ou o fracasso dependem muito mais das nossas próprias atitudes do que dos outros.

Sentir-se vítima das circunstâncias, muitas vezes é uma muleta que nos impede de assumir o comando de nossas vidas e carreiras, nos torna coadjuvantes, quando no fundo deveríamos assumir a posição de  protagonistas de nossas próprias vidas.

Pode ser mais fácil atribuir nosso insucesso à crise, à falta de oportunidades, ao governo, ao vizinho, ao sócio, no entanto, se desculpar não nos faz ser bem sucedidos, mas tão somente nos serve de consolo.

Mesmo em situações absolutamente adversas podemos planejar nossos próximos passos, se preparar para a virada da mesa de nossas vidas e nos tornarmos responsáveis por nosso sucesso, negando à sorte o farto de existirem pessoas que realizam e pessoas que se frustram.

Na advocacia, como em qualquer carreira, é difícil ter destaque, ser respeitado, ser uma referência positiva, mas só consegue isso, aquele que persegue, initerruptamente, seus objetivos., mas será que  você tem objetivos claros, reais e palpáveis, ou seus objetivos são genéricos, imprecisos e irreais?

Comece a mudar sua vida hoje, não espere o dia de amanhã. Se responsabilize por suas fragilidades, identifique suas deficiências e as corrija; se prepare mais e melhor para superar as barreiras que a vida apresentar, se você acredita que é capaz, tem razão, e se acredita que não o é, também tem razão, só depende de você.

Em suma, como dizia Jean Paulo Sartre “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”.

Alexandre de Sá Domingues

Presidente 2016/2018

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE