Palavra do Presidente Ferrari

Palavra do Presidente Ferrari

O momento é de grande tensão, de renovação e de resiliência.

O cenário é de muita incerteza, e, as autoridades estão se dedicando e se empenhando em solucionar e equacionar o problema, entretanto, o “curto circuito” entre o governo federal e os estaduais e municipais, acaba por confundir a população, gerando ainda mais prejuízos e dificuldades de interpretação da complexidade do momento vivido.

A pandemia causada pelo novo coronavírus mexeu com todos nós, e ainda permanece, o que nos obriga a estarmos atentos.

Para a Advocacia o momento é de superação, desenvolvimento e busca para uma saída, onde, a inovação, gestão e tecnologia serão os pilares para a sua consolidação.

Nos parece que a tecnologia deverá ser a nossa maior aliada e, deve ser usada a nosso favor.

Certamente estamos vivendo o maior desafio da nossa geração.

Não mais teremos as relações como antes. Audiências, entrevistas com magistrados, visitas à unidades prisionais, consultas à processos, reuniões, são as maiores dificuldades de assimilação desse momento.

Grande parte da Advocacia tem, por uma série de fatores, dificuldades com o avanço tecnológico, e, o pós-pandemia obrigará o domínio completo dos conhecimentos tecnológicos, e se reinventar para o exercício pleno na defesa do constituído e da Constituição Federal, será um grande e estimulante desafio.

Toda situação enfrentada deixa um aprendizado, e, o momento nos ensina a darmos valor às mínimas coisas, antes desprezadas, e, mais, atentar aos mínimos detalhes.

O grande legado da pandemia será o tecnológico, e a aproximação da inteligência artificial, que antes mesmo já estava em franca ascensão, e agora será prioridade na vida da Advocacia. Quem não estiver integrado, terá sérias dificuldades de desenvolver suas atividades e sobreviver.

A OAB Guarulhos está atenta a esse “novo normal”, e se dedica plenamente a possibilitar a assimilação das dificuldades hodiernas.

Unidos sigamos em frente.

Eduardo Ferrari
Presidente da OAB Guarulhos – 2019/2021

Compartilhe este artigo: