Você está visualizando atualmente 44 anos da 57ª Subseção OAB Guarulhos

44 anos da 57ª Subseção OAB Guarulhos

No dia 14 de setembro, comemoramos o 44º aniversário da OAB Guarulhos, que é a casa da cidadania e da Advocacia, o nosso reduto de apoio e de frequência diária.

O momento de distanciamento nos obriga a estarmos longe uns dos outros fisicamente, mas, mesmo assim, não afasta a possibilidade de comemorarmos mais um ano de existência da nossa valorosa Subseção.

Estamos atualmente com 6.478 inscritas e inscritos, o que nos coloca como sendo a quarta maior Subseção fora da Capital no Estado e a 1ª na grande São Paulo.

Nossa luta e batalha é diária e constante. Neste ano, fomos surpreendidos pela pandemia causada pelo novo coronavírus, que, é, sem dúvidas, o maior desafio de nossa geração.

Não tem sido fácil para ninguém, entretanto, com esforço e muita união, estamos superando as adversidades e com muita cautela mantendo as atividades.

Estamos em pleno exercício da 19ª. Diretoria, hoje composta por Eduardo Ferrari, Presidente; Ivany Tavares, Vice-Presidente; Rodrigo Prates, Secretário Geral; Ana Paula Menezes Faustino, Secretária Geral Adjunta; e Abner Vidal, Tesoureiro.

Nos antecederam outras 18 Diretorias, todas efetivas e grandiosamente laborativas, o que fez com que nos tornássemos a força Estadual que somos.

Cada uma das diretorias que conduziram nossa subseção, o fizeram com maestria, sempre em busca do melhor para a Advocacia Guarulhense.

São 44 anos de combatividade e verdadeiro enfrentamento em defesa da sociedade e da Advocacia, cumprindo rigorosamente o que determina a Constituição Federal e o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.

A Advocacia é a materialização da Constituição Federal, o garante da Constituição e o bastião da sociedade, não é por menos que somos indispensáveis à administração da justiça.

A criação da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil se deu em 14 de setembro de 1976, entretanto, a movimentação para tanto começou muito antes, haja vista a necessidade premente de instalação da Subseção, a fim de dar subsídio local a cada Advogada e Advogado aqui instalado.

Antes da Subseção, existia a Associação dos Advogados de Guarulhos que já era uma força motriz a fazer destacar a Advocacia Guarulhense no Estado.

Vinte e um abnegados Advogadas e Advogados, que integravam a Associação, decidiram, na data de 22/07/1976, após inúmeras reuniões, subscrever pedido de instalação da Subseção de Guarulhos junto ao Conselho Seccional, e assim o fizeram.

Nesta ocasião, esses valorosos colegas, representavam 140 Advogados definitivos inscritos e 6 advogados provisoriamente inscritos, o que totalizava à época, 146 inscritos.

A título de colocar-lhes situados ao que ocorria no meio jurídico à época, destacamos que era Presidente do Conselho Seccional o Excelentíssimo Advogado Dr. CID VIEIRA DE SOUSA, e seu vice era o Excelentíssimo Advogado Dr. RAIMUNDO PASCOAL BARBOSA, mais tarde também presidente do Conselho Seccional.

O Conselho Federal era presidido pelo Excelentíssimo Dr. CAIO MARIO DA SILVA PEREIRA, e, nessa época, a sede do Conselho Federal não era em Brasília, era ainda na Capital do Estado do Rio de Janeiro.

O processo de homologação de criação de nossa subseção tramitou no Conselho Federal sob o número 1824, sendo que o Doutor FRANCISCO DE ASSIS SERRANO NEVES foi o relator com parecer favorável.

Assim, foi criada nossa valorosa 57ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

O motivo de fazermos esse breve relato histórico se deve ao fato de que é de suma importância valorizarmos nossa história, que é lançada no tempo com muito empenho, dedicação e seriedade, tal qual ocorre atualmente com nossa gestão, que tem a responsabilidade de observar e respeitar o passado, idealizando o melhor no presente para que sejamos cada vez maiores e mais representativos no futuro.

Gostaríamos de parabenizar cada um dos Presidentes e suas valorosas diretorias, consignando que, sem sombra de dúvidas, somos o que somos, fortes e liderança no Estado, em razão da contribuição vocacionada de cada uma das diretorias.

A 57ª. Subseção de Guarulhos representa sem sombra de dúvidas a justiça estabelecida na Constituição Federal e contribui sobremaneira para o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito.

Parabéns à Ordem do Advogados do Brasil 57ª. Subseção Guarulhos por seus 44 anos de existência, vida longa a nossa Advocacia.

Viva a OAB Guarulhos!!!

Eduardo Ferrari