Você está visualizando atualmente Cem dias de Gestão com muitas atividades para a Advocacia Guarulhense

Cem dias de Gestão com muitas atividades para a Advocacia Guarulhense

Neste mês de abril, a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Guarulhos completou cem dias de gestão.

Na realidade, as atividades tiveram início ainda no ano passado, logo após as eleições, onde foram finalizados os projetos e todo o alinhamento para construção da estrutura que hoje está em funcionamento na Ordem.

São cinco diretorias e vinte e sete comissões de trabalho, onde todas e todos trabalham em prol da classe de maneira absolutamente voluntária, com muita determinação, envolvimento, independência e foco.

Foco para a valorização da gigantesca Advocacia Guarulhense, que a cada dia se torna mais forte e consistente.

Nestes cem dias de intensos trabalhos, além de todo tempo destinado ao planejamento, diversos projetos foram colocados em andamento.

Foram reformuladas todas as acomodações dos colaboradores, com o objetivo de valorizar cada um deles e melhor posicioná-los para realizarem suas atividades. Como já pôde ser notado, as posições ficaram concentradas, na sua grande maioria, no prédio branco, denominado agora, prédio administrativo.

Logo no início da gestão, ocorreram duas tragédias: uma em Minas Gerais, na Cidade de Brumadinho, onde houve o estouro de uma barragem, deixando muitas pessoas desabrigadas e, em seguida, quase simultaneamente, outra em Guarulhos, onde as chuvas destruíram diversos bairros, deixando centenas de pessoas desamparadas. A Comissão da Ação Social promoveu um movimento angariando alimentos, roupas e bastante água. Um total de dez veículos transportaram os mantimentos, todos ao final destinados a Guarulhos, em razão de Brumadinho já estar suprida com as arrecadações realizadas em Minas Gerais, segundo informação obtida por mim junto ao Presidente da Seccional de Belo Horizonte.

Também, e com dedicação especial, foi possível implementar o projeto de apoio incondicional à Mulher Advogada. Na construção das comissões de trabalho, hoje, mais de cinquenta por cento das Comissões são presididas por mulheres, ou seja, num universo de vinte e sete, quinze delas estão sob comando feminino.

A implementação de medidas efetivas para que as mulheres estejam a frente de uma instituição quase centenária se tornou uma realidade, e esse compromisso da gestão atual foi cumprido logo na largada dos trabalhos da diretoria.

Ora, não se pode falar em meritocracia, se não forem apresentadas oportunidades, e, cabe aos gestores de Ordem ficar atentos para que toda oportunidade possa ser dada, a fim de que lideranças surjam para consolidação e destaque da nossa Advocacia, sendo importante lembrar que o espaço deve ser ocupado igualitariamente em nossa sociedade.

Duas salas de Coworking estão funcionando no prédio principal da sede da OAB Guarulhos. Necessidade premente, e com maior facilidade de acesso, estão à disposição da Advocacia, instaladas na recepção do prédio principal, tudo para tornar mais ágil o atendimento àqueles que assim desejarem fazê-lo.

Importantes ações estão em andamento para a criação Polo de Atendimento Bonsucesso / Pimentas.

Também já estamos em busca de local para a tão esperada sede própria, mais do que necessária para reconhecimento da OAB Guarulhos, que ocupa o quarto lugar das Subseções no Estado, contando atualmente com 6.172 inscritos, sendo 3.054 Advogadas e 2904 Advogados.

O Segundo Anuário da Advocacia Guarulhense, versão 2019, está quase pronto. O objetivo é novamente catalogar e expor o potencial da Advocacia Guarulhense para todo mercado de trabalho na cidade.

A Comissão OAB Vai à Escola está em plena atividade, levando às escolas públicas e particulares lições de cidadania. Variados temas críticos são discutidos com os alunos, tais como violência doméstica, violência sexual, bullying, semana da mulher, feminicídio, alta performance em comunicação e interação, depredação do patrimônio público, drogas e consequências, direito do trabalho, entre outros.

É de extrema importância que a OAB se faça presente na formação dos jovens, e a Comissão OAB Vai à Escola cumpre essa missão de colocar a Advocacia lado a lado com aqueles que estão no início de suas formações.

Imperioso destacar que a Comissão de Direitos Humanos em conjunto com o núcleo da Criança e Adolescente está acompanhando de perto os desdobramentos dos fatos ocorridos na Escola Estadual Professor Frederico de Barros Brotero, sendo certo que há expediente interno apurando minuciosamente os fatos ali ocorridos, com verificação serena do que de fato ali ocorreu.

A recém implementada Comissão da OAB Vai à Faculdade, já produziu ótimos frutos. A integração de todas as Faculdades de Direito que estão instaladas em Guarulhos é mais do que necessária, haja vista que aqueles que cursam direito, logo estarão inscritos nos quadros da OAB, portanto, a presença da Ordem faz com que os acadêmicos desde cedo sintam-se próximos à instituição.

Na mesma linha, a Comissão da Jovem Advocacia esteve presente no último exame de Ordem, primeira fase, demonstrando estar ao lado daqueles que se submeteram ao exame. E, igualmente, a Comissão de Introdução a Advocacia já realizou o primeiro curso da Escolinha da Advocacia, acolhendo as Advogadas e Advogados que acabaram de ingressar na carreira.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas promoveu o II Curso de Direitos e Prerrogativas, momento em que estiveram presentes para palestrar especialistas da área, que trouxeram temas e discussões atuais sobre tão precioso tema. Estiveram presentes o atual Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Seccional, sua Vice-Presidente e ainda os ex-Presidentes da OAB Poá e da OAB Guarulhos.

Essas são algumas das ações da OAB Guarulhos. Todas as atividades são disponibilizadas e divulgadas em nossas redes sociais, e, posteriormente inseridas no site, vá até lá e confira outras importantes ações.

A meta é que se tenha uma OAB SEMPRE ATUANTE, o que somente será possível com a participação efetiva de todos.

A valorização da Advocacia depende de todos nós.

Venha integrar e trabalhar com a OAB Guarulhos, espero por você!!!

Eduardo FERRARI Geraldes
Presidente da 57ª Subseção OAB Guarulhos –  2019/2021