Você está visualizando atualmente Por que a união da classe é fundamental?

Por que a união da classe é fundamental?

Penso que não há como pensar em democracia sem instituições fortes e atuantes, pois somente através das instituições os cidadãos podem verdadeiramente ter seus interesses efetivamente defendidos. Por mais que o sistema de representação tenha suas falhas, vícios e desgastes; entendo não haver outro caminho para a construção de projetos de desenvolvimento social e profissional.

A OAB é uma das instituições mais respeitadas pela sociedade e nem sempre consegue unir todos os advogados em torno de seus próprios projetos, e é certo que essa desunião só interessa àqueles que cotidianamente violam as prerrogativas da nossa classe. Esse discurso pode parecer corporativista para alguns, mas se as prerrogativas dos advogados não forem respeitadas quem sofrerá mais será o próprio cidadão, que depende de um advogado para representa-lo.

As prerrogativas profissionais nada mais são do que ferramentas de trabalho do advogado, que defende perante a administração Pública e o Poder Judiciário as demandas de seus clientes.

Mas por que a união da classe é fundamental” A resposta a esta indagação é bem simples: somente quando estamos unidos é que somos efetivamente respeitados, e temos força para cobrar das demais autoridades públicas a solução dos problemas que enfrentamos no dia-a- dia no exercício da advocacia.

Por essa razão são tão importantes as iniciativas de aproximação dos advogados, tais como confraternizações, bailes, congressos, a prática de esportes e realização de palestras. Nós advogados precisamos nos sentir pertencentes a um único time, uma verdadeira equipe, tal qual ocorre nas Olimpíadas, por mais que existam talentos individuais, mesmo estes, contam com o suporte de treinadores, incentivadores e patrocinadores, e ao final, levantam todos a mesma bandeira.

A advocacia só refletirá a força e a importância que tem, quando superarmos as diferenças menores, aquilo que nos divide, e passarmos a atuar como uma equipe olímpica. Você já parou para imaginar o que nós seríamos capazes de realizar, se todos os mais de cinco mil advogados inscritos em Guarulhos perseguissem juntos os mesmos objetivos”

Acredito que isto não é uma utopia, mas algo plenamente possível de realizar, e este é o nosso maior projeto, fazer tudo que está ao nosso alcance para transformar este sonho em realidade.

Queremos ver uma advocacia unida, fortalecida, valorizada e acima de tudo uma advocacia apta a contribuir para a construção de uma nova realidade para os cidadãos excluídos e marginalizados de nossa cidade.

Alexandre de Sá Domingues é o Presidente da OAB Guarulhos eleito para o triênio 2016/2018.