Passando o bastão

Passando o bastão

Como numa corrida de revezamento, após grande esforço, chega a hora de passar o bastão.

De forma democrática foram escolhidos os novos dirigentes, que assumirão, a partir de 1º de janeiro de 2019, a importante missão de representar toda a classe dos advogados, aqui em Guarulhos e em todo o país, pois a Advocacia constitui função essencial à Justiça.

Ao longo de meu mandato como Presidente da OAB Guarulhos procurei realizar tudo que havia me comprometido, e o que consegui, não fiz sozinho. Aprendi muito com todos que convivi nestes três anos, razão pela qual fica o meu sentimento de imensa gratidão.

Foram muitas frentes de trabalho, mas algumas foram nossa prioridade desde o princípio. Gostaria de destacar algumas iniciativas para Valorização da Advocacia de Guarulhos, pois como guarulhense sempre me ressenti do fato de estarmos num dos maiores e mais ricos municípios do país, e nossa Advocacia local, por vezes, ser preterida pelas empresas da cidade.

Buscamos, incessantemente, aproximar a OAB das entidades de classe, através de parcerias em palestras e eventos, criação da Revista Leis & Negócios e do Anuário da Advocacia de Guarulhos, tudo para dar maior visibilidade à Advocacia local. Não satisfeitos buscamos incentivar a formalização e a profissionalização dos escritórios de Advocacia da cidade, atingindo o crescimento expressivo de mais de 120% no número de sociedades de advogados, em apenas três anos de mandato.

Criamos o Congresso da Advocacia de Guarulhos para discutir temas ligados à carreira e a gestão dos escritórios, lançamos a cartilha de abertura de sociedades de advogados (CASA), o projeto Advogado Empreendedor, em parceria com o Sebrae e o Encontro Anual das Sociedades de Advogados de Guarulhos.

Outra prioridade de nossa gestão foi o apoio ao Jovem Advogado, que com a criação da Escolinha da Advocacia, na qual o novo advogado foi recebido de braços abertos, além de noções de Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing e Networking, este teve contato com advogados mais experientes e atuantes em diversas áreas do direito. Todos também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre suas prerrogativas profissionais. Só neste projeto foram alcançados mais de 550 novos advogados.

O Jovem Advogado assumiu posições de liderança em diversas comissões, além de passar a contar com o Portal Eletrônico de busca de advogados, plantão de dúvidas, banco de oportunidades e o Manual da Jovem Advocacia, tudo isso no site da OAB Guarulhos.

Com a incrível atuação do Departamento Cultural todos que quiseram tiveram acesso a palestras gratuitas de altíssima qualidade, foram mais de 150 palestras ao longo do mandato, uma média de uma palestra por semana.

No esporte e no lazer também trabalhamos muito, apesar da falta de verbas próprias para tanto, com criatividade e gestão, foi possível garantir que os times de futebol de campo voltassem a jogar em campos dentro do município, alcançando melhores resultados nos campeonatos promovidos pela CAASP. Outro marco importante do esporte foi a primeira edição da Corrida e Caminhada da OAB Guarulhos com mais de 800 participantes, evento que passou a fazer parte do calendário da cidade. Ao longo do mandato foram realizados três grandiosos bailes em homenagem ao Dia do Advogados, somado aos mais de 30 happy hour entre outras comemorações diversas, tudo com vistas a fortalecer a união da classe.

A gestão se profissionalizou e obteve melhores resultados nas avaliações do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001), além de efetuar a reforma da Casa do Advogados e de todas as Salas dos Advogados instaladas nos fóruns da cidade.

Toda a comunicação da subseção foi reformulada, um novo site institucional foi ao ar, a fanpage (facebook) superou a marca de 5 mil seguidores, a o informativo eletrônico semanal, possibilitou que todos os inscritos tomassem conhecimento das ações, iniciativas e projetos da gestão.

A OAB durante esse período também não descuidou de exercer seu papel de apoio à cidadania através do trabalho incessante das comissões ligadas à diretoria de Apoio e Integração Social e à diretoria de Relações Institucionais.

Em suma, o que se pretende é o crescimento constante, pois os esforços das gestões passadas serviram de base para tudo que foi realizado nesta gestão, e esperamos que sirva de base para tudo que virá daqui para frente.

Desejo sucesso aos novos dirigentes, que eles possam, ao lado de toda a classe, fortalecer cada vez mais a Advocacia. E a todos os advogados e advogadas de Guarulhos desejo boas festas e um excelente ano novo.

Alexandre de Sá Domingues

Presidente 2016/2018

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE