Porque somos diferentes

Porque somos diferentes

Inegável que as semelhanças nos aproximam, porém são as diferenças que nos enriquecem. A diversidade em todos os sentidos torna nossa vida mais rica e mais cheia de alternativas. Atualmente ao falarmos de diversidade logo se associa à questão sexual, porém não é só desta diversidade que estou falando. Acabamos de viver um ciclo olímpico e percebemos como os povos são diferentes e iguais ao mesmo tempo, cada qual com sua cultura, porém todos com a mesma paixão pelo esporte e pelo ser humano, sim pelo ser humano, pois como já dizia Eça de Queiroz “o maior espetáculo para o homem será sempre o próprio homem”.

Se aplicarmos essa máxima à advocacia, perceberemos que a multiplicidade de profissionais, especialidades e pensamentos, só pode nos tornar mais fortes, ao percebermos que somos todos advogados e que, cada um a sua maneira, contribui para o aperfeiçoamento da nossa sociedade.

Somos quase que condicionados a recriminar as diferenças e a esperar os mesmos comportamentos e visões, porém se assim o fosse, onde estaria nossa capacidade de estar ao lado de cada cidadão deste país? Certamente o engessamento nos faria ficar distante das expectativas dos nossos clientes, e o que pretendo dizer com isso é que a diferença nos torna efetivamente indispensável à administração da Justiça.

O advogado pode ser questionador, polêmico e até inconveniente ao apontar tudo àquilo que considera injusto, só não pode se calar ou se vender, pois a sociedade espera de nós posicionamentos corajosos e conscientes.

Precisamos mudar nosso foco e enxergar o outro como semelhante, respeitando suas diferenças, o que por mais que pareça contraditório é a mais pura verdade. Todo advogado defende os mesmos ideais democráticos, consagrados no texto constitucional, a começar pela dignidade da pessoa humana, pilar sobre o qual está edificado nosso Estado, pouco importando o tamanho do escritório, o tempo de advocacia ou mesmo a sua condição financeira, o sucesso do advogado não se mede somente a partir dos sinais exteriores, mas principalmente por aquilo que ele transforma no íntimo da sociedade e de cada cidadão.

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE