Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Eleições Municipais

Cumprindo seu papel institucional a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Guarulhos, participará ativamente nas eleições municipais deste ano, seja difundindo as boas práticas políticas, seja coibindo os abusos e toda forma de corrupção no processo eleitoral.

Legitimamente a sociedade espera dos governantes um comportamento íntegro, pautado no bem comum, porém, em virtude de uma cultura distorcida, o cidadão na hora de decidir o voto, acaba escolhendo, no mais das vezes, um candidato que lhe concede ou promete alguma vantagem pessoal , tal como promessa de emprego ou favorecimento de outra ordem.

A mudança desta cultura do “toma lá, dá cá” é um processo lento e que demanda das instituições, especialmente da sociedade civil, engajamento e mobilização, a fim de conscientizar a população, bem como os candidatos, que a verdadeira política deve ser pautada em projetos para melhorar a qualidade de vida de toda a coletividade.

Enquanto ficarmos somente na revolta e na crítica, aceitando as vantagens que nos são oferecidas, numa clara aceitação desta cultura corrompida, não adiantará termos centenas de operações da Polícia Federal, tal como a Lava Jato, pois a forma de fazer política continuará sendo replicada, eleição após eleição.

Numa frase atribuída a Platão, filósofo clássico da Grécia Antiga, “o castigo dos bons que não fazem política, é serem governados pelos maus”, ou seja, a classe política deve refletir os verdadeiros ideais da sociedade, e para tanto ninguém deve se abster. Dizer isso não significa que devamos ser candidatos a algum cargo, nada disso, significa sim que devemos nos interessar pelo assunto e praticar condutas éticas, e refutar a utilização das instituições públicas e privadas, para o único fim de autopromoção e favorecimento pessoal.

Nesta linha, a OAB Guarulhos, através da Comissão de Combate à corrupção no processo eleitoral em parceria com o MCCE movimento de combate à corrupção eleitoral, está realizando projeto eleições limpas, que terá início nesta semana com o lançamento da cartilha “de olho nas eleições”, evento a ser realizado dia 15/04 a partir das 19:00 horas no auditório do prédio F da Universidade de Guarulhos, evento para o qual estão todos convidados.

Lançamento da cartilha de Olho nas Eleições
Data: 15 de junho de 2016.
Horário: 19:00 horas
Local: Universidade de Guarulhos, auditório do Prédio F
Praça Teresa Cristina, s/nº – Centro ” Guarulhos – SP

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE