Qual o candidato a OAB Guarulhos apoia?

Qual o candidato a OAB Guarulhos apoia?

Nesta última semana fui entrevistado pelo jornal Folha Metropolitana, que consultou além de mim, diversas outras lideranças para saber qual o perfil e quais qualidades e características seriam essenciais para o futuro prefeito de nossa cidade; de forma absolutamente imparcial procurei discorrer acerca do que considero essencial para o futuro gestor, destacando a capacidade de ouvir e interagir com as instituições do município.

Para minha surpresa a entrevista foi publicada justamente numa edição recheada de propaganda relacionada a um determinado pré-candidato a Prefeito, e como eu, nenhum dos entrevistados foi informado de que sua entrevista seria publicada justamente no mesmo dia em que tal publicidade seria veiculada.

Ainda que tal fato tenha ocorrido sem a intenção de relacionar as pessoas entrevistadas com a publicidade do pré-candidato, certamente pode ter induzido em erro alguns de seus leitores, o que é lamentável.

Também nesta semana que passou, a OAB Guarulhos foi chamada a participar de uma reunião institucional no gabinete do prefeito Sebastião Almeida, o qual fez uma breve apresentação sobre as atividades que desenvolveu nos oito anos que esteve à frente do executivo municipal, e ao final respondeu a algumas perguntas sobre saúde, educação, segurança pública e obras públicas, e apesar de superficial, essa experiência mostrou a importância de que os gestores estabeleçam um canal de diálogo com as instituições. Com certeza a reunião seria mais produtiva se houvesse sido agendada com maior antecedência e dela participassem os secretários das diversas pastas.

Ainda relacionado ao tema política, a OAB lançou na última quarta-feira (15) a cartilha de olho nas eleições, num evento que contou com a presença de representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Advocacia, das Associações e dos partidos políticos, destacou-se a importância da participação de todos para o resgate da política. A OAB marcou posição, seja no sentido de informar a população, seja no papel de fiscalizar o processo eleitoral.

Em suma, é importante que não se confunda a participação política, com envolvimento político partidário, pois a OAB Guarulhos não apoia e nem apoiará nenhum candidato ao cargo de prefeito ou de vereador, no entanto atuará efetivamente para garantir um processo limpo e livre de corrupção.

Uma OAB mais atuante também passa por exercer seu papel institucional de defender a ordem jurídica do Estado democrático de direito, conforme estabelece o art. 44, I, do EAOAB.

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE