A Mobilização Continua

A Mobilização Continua

A Mobilização continua…

Na última semana, a advocacia de Guarulhos escreveu uma nova página em sua história ao se mobilizar para pleitear providências em face da juíza Marcia Blanes, titular da 8ª Vara Cível de Guarulhos.

Em decorrência de representação disciplinar apresentada pela OAB Guarulhos ainda no último mês de agosto, o Corregedor do Tribunal de Justiça de São Paulo designou correição ordinária para o último dia 06 de outubro.

Superando quaisquer receios de sofrerem retaliação, um grupo de aproximadamente 150 advogados, à convite da diretoria da OAB Guarulhos, compareceu na abertura da correição, deixando claro que exigimos respeito por parte das autoridades públicas. Os advogados presentes assinaram ainda um documento no qual exigiram que esta situação, que já se arrasta há tanto tempo, seja solucionada.

A mobilização repercutiu em todo o foro, inclusive na mídia local, mas em especial no íntimo de cada advogado, que sentiu-se confiante por dias melhores. Ninguém aguenta mais ser desrespeitado no exercício de sua profissão, essencial à Justiça.

Há muito, venho falando que a advocacia de Guarulhos não sabe a força que tem, porém esta força depende de estarmos unidos em torno das bandeiras da valorização da advocacia, da defesa das prerrogativas e da união da classe. Por vezes somos levados a nos dividir e assim perdemos força. A quem interessa uma advocacia desunida? Se não bastasse a necessidade de defender os interesses dos próprios advogados, se avulta a necessidade de defender os interesses do povo, que sofre com a lentidão do judiciário, com a falta de estrutura do executivo e com a ausência do legislativo.

Muito mais do que diferenças, nós advogados temos semelhanças, e estas devem nos unir para que sejamos mais e mais respeitados, pois se os servidores públicos (juízes, promotores, delegados, etc) merecem respeito, a advocacia também o merece, até porque o advogado não age em seu próprio nome, mas em nome da cidadania.

Para que essa mobilização venha a produzir os resultados almejados, precisamos que os advogados que tenham verificado desvios por parte daquela magistrada, nos enviem os documentos e relatos até dia 21/10 no e-mail presidência@oabguarulhos.org.br, para que possamos junta-los no processo disciplinar junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Alexandre de Sá Domingues

Compartilhe este artigo:

Newsletter da
OAB Guarulhos

Receba novidades, agenda de palestras e eventos da OAB Guarulhos por e-mail!
CADASTRE-SE