Você está visualizando atualmente Como economizar em tempos de crise

Como economizar em tempos de crise

Diante do momento econômico por que passa o país, as empresas precisam maximizar seus recursos e não podem se dar ao luxo de assumir riscos desnecessários. Neste contexto a advocacia pode prestar um papel imprescindível, pois além de atuar no contencioso, quando o litígio já está instalado, pode desempenhar um importante papel na prevenção, economizando tempo e dinheiro para as empresas.

O emaranhado de legislações e regulamentos a que se submetem as empresas brasileiras, por vezes impede ou retarda o seu crescimento, sem falar nas situações em que torna totalmente inviável a atividade. Para agravar essa situação, o Poder Judiciário fica mais lento a cada dia que passa, não acompanhando a dinâmica do mundo dos negócios.

Por essas razões, se torna tão importante a parceria entre o empresário e o advogado, especialmente na forma de assessoria e consultoria, pois como já dizia o ditado popular, é melhor prevenir que remediar. Através da advocacia preventiva, desenvolve-se uma relação em que o advogado passa a conhecer a realidade da empresa, e o empresário pode se concentrar em sua atividade fim, cabendo ao profissional jurídico a análise dos riscos envolvidos.

Tal como o médico da família, o advogado, conhecendo e acompanhando o desenvolvimento da atividade da empresa, contribui desde a estruturação societária, o planejamento tributário, a realização de contratos, em suma, garantindo que a atividade empresarial se desenvolva de forma sustentável, com vistas a assegurar o futuro da empresa, bem como o bem estar do empresário e de sua família.

Não se deve improvisar quando o assunto é a segurança jurídica, erro cometido muitas vezes pelos empresários, ao subestimar a importância da formação jurídica e a especialização do profissional que o auxiliará nas escolhas que trarão impactos significativos na futuro da empresa.

Da mesma forma que podem existir aventureiros no seu mercado, oferecendo produtos ou serviços, com preços aviltantes e sem qualidade, na área jurídica não é diferente, razão pela qual o empresário deve estar atento ao se valer de profissionais de outros segmentos, tais como contadores e demais profissionais, que apesar de toda qualificação na sua área, não tiveram a formação jurídica que os habilita a opinar na questão jurídica, bem como não os responsabiliza por falhas nessa atuação. A OAB há muito realiza o exame de ordem, mecanismo de controle da atividade da advocacia, que visa garantir a qualidade do profissional.

Outro fenômeno muito comum em nossa cidade, é a contratação de advogados de fora do município, o que por vezes é mais oneroso, além de dificultar a personalização da assessoria jurídica. Contratando um escritório de advogados próximo à empresa, além de reduzir custos, possibilita ao advogado conhecimento dos reais e efetivos problemas enfrentados pela empresa, bem como o entendimento do funcionamento dos órgãos públicos do município. Na cidade de Guarulhos existe uma advocacia forte e capaz de atender as empresas aqui instaladas, com serviços de extrema qualidade.

Alexandre de Sá Domingues, é presidente da OAB Guarulhos para o mandato 2016/2018.