Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Com muita satisfação, compromisso e orgulho, neste mês de março comemoramos dia 08, o Dia Internacional da Mulher.

A data é de tamanha significância, pois, marca as inúmeras lutas em busca da equidade de gênero, e melhores condições de vida para as mulheres.

Hodiernamente constatamos que há um evidente e claro desequilíbrio social entre homens e mulheres, entretanto, no passado a situação era ainda muito pior, onde, em razão de nossa sociedade patriarcal, mulheres não tinham autonomia, direito a voto, e nem mesmo registro no cadastro de pessoas físicas, sendo elas, quando muito, dependentes de seus maridos, ou seja, eram invisíveis.

Os desafios constantes das mulheres começaram a tomar força e mudar o cenário a partir do século 20, onde em meados dos anos 1900, na cidade de Nova Iorque houve uma grande mobilização pela igualdade de direitos civis.

Naqueles tempos nem mesmo direito a voto era exercido pelas mulheres, que em suas atividades laborativas, mantinham condições análogas à escravidão.

A sociedade tem uma enorme dívida com as mulheres.

Ainda são inúmeras as desigualdades, e, a busca pela equidade de gênero é necessária e não deve ser uma luta somente das mulheres, deve ser encarada como nossa, de todos nós.

A OAB Guarulhos, em marcha constante para cessar as desigualdades, desde o início desta gestão colocou que as Comissões Temáticas de trabalho fossem 50% delas presididas por mulheres, e assim tem feito, sendo que hoje as comissões já superam esse percentual, e atingiram marca superior a 60%.

O apoio incondicional a mulher Advogada é um compromisso assumido e um dos principais pilares desta gestão, que visa equilibrar as condições gerais em nossa sociedade, e, mais do que isso, demonstrar a sociedade de forma clara que as diferenças podem acabar.

Neste mês de março, com apoio dos presidentes homens, todas as Comissões Temáticas da OAB Guarulhos estão sendo presididas por mulheres, sendo tal ato uma deferência e homenagem as mulheres Advogadas de Guarulhos, homenagem extensiva a todas as mulheres.

Não se fala em mudança sem que sejam tomadas ações concretas e efetivas para mudança e quebra dos paradigmas, por isso, necessária a intervenção das instituições.

Parabenizo todas as mulheres pelo Dia Internacional, na certeza de que nossa sociedade será muito melhor se quebrarmos as barreiras tradicionais e patriarcais.

Que possamos juntos fazer a diferença.

Eduardo Ferrari Geraldes

Presidente da OAB Guarulhos Gestão 2019/2021

Compartilhe este artigo: